quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Garrincha, Alegria do Povo por Edgar Bueno e Gustavo Camargo


"O filme documentário de Joaquim Pedro de Andrade, (1962), primeiro documentário brasileiro sobre um esportista e que ganhou o Prêmio Carlos Alberto Chieza, no Festival de Cortina D'Ampezzo, Itália 64, trata mais do futebol como um todo, das sensações e emoções que ele provoca nas pessoas, do que de um personagem em si, o gênio Garrincha.

Trata da pessoa, do menino simples de pernas tortas que adorava jogar bola. Não mistifica nem idolatra, pelo contrário mostra o lado humano e familiar, mostrando as origens e raízes de Garrincha do Botafogo e da Seleção Brasileira. Porém, de forma sutil, o autor deixa clara a importância que esse jogador teve em sua sua época, mostrando uma foto dele ao lado de Getúlio Vargas, então presidente do Brasil. Algo inimaginável para uma pessoa simples, um mau operário, nascido em Pau Grande, distrito de Magé (RJ).

Aproveitando-se de imagens produzidas pelos meios de comunicação, bem como as realizadas por cinegrafistas amadores, fragmentos da realidade são especialmente escolhidos, mostrando “closes” de anônimos, pernas, dribles, fortes emoções...

http://mais.uol.com.br/view/236410

De maneira brilhante e revolucionária o autor criou uma nova linguagem e forma de mostrar um jogo de futebol colocando 5 câmeras dentro do estádio, pois somente assim, seria capaz de registrar todos os movimentos e dribles desconcertantes e seus belos gols.

http://www.youtube.com/watch?v=7Myviztka3M

Todos estes elementos, na verdade, são colocados com o objetivo de documentar a alegria do povo em torno do futebol, que teve em Mané Garrincha um dos seus maiores expoentes. As reações das pessoas à presença de Garrincha nas ruas, dos torcedores acompanhando as jogadas são bastante fortes, e significativas.. Tais cenas têm seu apogeu em 62 quando Garrincha volta ao Brasil com a taça de Bi-Campeão Mundial, título do qual ele é o maior responsável pela conquista, já que o Rei Pelé se machucou ainda na primeira fase.

Porém o filme não lida somente de alegria, e sim de emoções que o futebol provoca. Para tanto o autor não poderia deixar de lado o pior episódio a história do futebol nacional – a derrota na copa de 50 para o Uruguai em pleno Maracanã – toda a tristeza e frustração dos Brasileiros diante daquela situação. A cena mais marcante dessa parte do filme é ver o maior estádio do mundo, construído especialmente para essa Copa do Mundo vazio e com um fúnebre silêncio após a derrota. Intrigante!

Ao final, de forma inconclusiva, e numa tentativa de explicar o que leva àquelas fortes emoções, o autor lança duas possíveis “teorias”. Por uma, a bola, e seu formato redondo, nos remeteriam às primeiras emoções relacionadas ao ventre materno. Assim, acompanharíamos as jogadas, subliminarmente nos remetendo aos primeiros e básicos sentimentos humanos.

O outro possível fundamento para a causa da importância do futebol seria baseado na necessidade de “exorcizar” nossas frustrações diárias. Assim, semanalmente assistiríamos às partidas de futebol para descarregar nossas emoções e frustrações, restabelecendo a necessária alegria para enfrentar o triste cotidiano."

Garrincha, Alegria do Povo

(Garrincha, Alegria do Povo, 1962)

• Direção: Joaquim Pedro de Andrade
• Roteiro: Luiz Carlos Barreto, Mário Carneiro, Joaquim Pedro de Andrade, David Neves, Armando Nogueira
• Gênero: Documentário
• Origem: Brasil
• Duração: 60 minutos
• Tipo: Longa-metragem

Nenhum comentário:

Postar um comentário